Dever de casa

 

por

 

Isa Freire

Antropóloga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Convênio CNPq/IBICT - UFRJ/ECO

 

 

 

 

            Uma amiga me pediu para responder algumas questões sobre ética. Tipo questionário escolar. Se me permitem, gostaria de compartilhar minhas idéias.

 

 

1. O que você entende por ética ?

 

Entendo como um processo de transformação do natural para o cultural, que tem base biológica e expressão social. Um processo que se inicia em cada ser humano que se ama e ama ao próximo como a si mesmo.

 

2. O que entende por Moral ?

 

Moral vem de mores, costumes, é totalmente cultural, portanto histórica. Como se diz, há o tempo e os costumes. Podemos transgredir os costumes.

 

3. Como diferenciar o que é ética do que não é ?

 

Somos animais gregários com consciência de si mesmos: a ética tem a ver com esse potencial genético da espécie, é ela que impulsiona os heróis. A ética é visceral, tem corpo e alma. Instintivamente você sabe ...

 

4. Até que ponto a ética é necessária para a humanidade ?

 

Ela é o ponto-chave da evolução humana, a base do sentimento de solidariedade, através dela Deus deixa sua marca em nós.

 

5. No seu campo de atuação você vê costumes éticos por parte dos profissionais ? Comente.

 

Na área de Ciência da Informação, acredito que temos certa consciência da nossa função social, enquanto facilitadores do conhecimento para aqueles que dele necessitam, na sociedade. Acho que essa visão é uma visão ética.

 

6. Existem situações em que a ética é refletida nas organizações ? Comente.

 

Estruturalmente, esta é uma situação nova, representada especialmente pela emergência das Organizações Não-Governamentais (ONGs), as quais, quase por definição, devem possuir um fundamento ético, solidário.

Mas há inúmeros exemplos no cotidiano, quando um servidor público serve à população com atenção e respeito, quando um profissional se interessa verdadeiramente pelo seu cliente, quando uma instituição social cumpre sua função, quando agimos com cortesia e honestidade de propósitos ... está agindo com ética, com amor, com solidariedade. E quando exercitamos a compaixão e nos colocamos no lugar do outro, chorando ou rindo com sua dor ou alegria.

 

7. Como a ética pode exercer influência positiva nos negócios ?

 

Pode tornar a relação de negócios transparente, um jogo de possibilidades de ganhos e perdas, onde todos sabem que podem ganhar ou perder, onde as regras devem se estabelecer a partir da ética.

 

8. Você acredita que se pode transmitir ou despertar valores éticos nas pessoas ? Como ?

 

Acredito, nós os apreendemos na família e na escola. Se estiverem adormecidos pela ilusão dos costumes, podemos despertá-los e colocá-los em ação. Até criei um treinamento vivencial, que chamo de Programa de Ecologia EmocionalÓ, para isso. Através dele, estou fazendo a minha parte na grande conspiração do amor.