Artigos

A responsabilidade social da Ciência da Informação: relato sobre a organização do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

RESUMO

Relato da experiência da Comissão Organizadora do X ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, realizado na cidade de João Pessoa de 25 a 28 de outubro de 2009, no espaço do Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, cujo tema foi A responsabilidade social da Ciência da Informação. Apresenta um breve histórico dos ENANCIBs promovidos ao longo dos 20 anos da ANCIB Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, e descreve o formato e a estrutura organizacional do evento. Inscreveram-se, no evento, 510 participantes, dos quais 27 convidados, 125 profissionais sócios da ANCIB, 119 profissionais não-sócios, 11 estudantes sócios da ANCIB, 215 estudantes não-sócios e 13 instituições. Submeteram-se 295 trabalhos, distribuídos pelos 9 Grupos de Trabalhos da ANCIB, sendo aprovados e apresentados 195 trabalhos, dos quais 155 comunicações e 40 pôsteres. Na programação acadêmica, além das comunicações de pesquisas e exposição de pôsteres, disponibilizados no repositório do evento, no X ENANCIB realizaram-se conferências, palestras e um colóquio, além de uma programação cultural.

Palavras-chave: ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. ANCIB Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Responsabilidade social. Universidade Federal da Paraíba. 

Acesso ao PDF

Subsídios para uma política de gestão da informação da Embrapa Solos: à luz do regime de informação

RESUMO

Trata-se de pesquisa para subsidiar a formulação de uma Política de Gestão da Informação em Ciência e Tecnologia, com base no conceito do regime de informação, em uma instituição de pesquisa. Esta pesquisa teve como metodologia a aplicação de um estudo de usuários, analisando o uso de fontes de informação para a produção científica e, posteriormente, a identificação e caracterização do regime de informação na instituição. A partir dos resultados desta pesquisa, foram produzidos e definidos esquemas e fluxogramas para subsidiar a formulação de uma Política de Gestão da Informação em Instituições de Pesquisa, segundo os conceitos do regime de informação.

Palavras-chave: Política de Informação. Gestão da Informação. Regime de Informação; Estudos de Usuários. Técnica do Incidente Crítico. Embrapa Solos.

Acesso ao PDF.

A inclusão da comunidade Santa Clara na sociedade da informação: proposta de trabalho

RESUMO

A Ciência da Informação desempenha um papel fundamental na sociedade da informação, ao delinear caminhos para a inclusão social através da inclusão informacional. Nesse sentido, apresentamos proposta de trabalho de pesquisa, em desenvolvimento no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, para intervir no processo de exclusão informacional vivido pela Comunidade Santa Clara em João Pessoa, Paraíba. Essa intervenção se dá por meio de pesquisa de campo para registro, organização e divulgação das “fontes de informação” constituídas por pessoas da Comunidade. Para isso, será produzido um sítio virtual onde será depositado, para acesso livre na Internet, o tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memória social e do saber da Santa Clara, que ficarão disponíveis para as próximas gerações.

Palavras-chave: Inclusão social. Responsabilidade social. Inclusão digital. Sociedade da informação.

Acesso ao PDF

Registro de conhecimentos da Comunidade Santa Clara no ciberespaço

RESUMO

Este trabalho objetiva refletir sobre a inclusão do registro de conhecimentos da Comunidade Santa Clara no ciberespaço, uma comunidade popular urbana, localizada nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Trata-se de uma intervenção através de pesquisa de campo para registro, organização e divulgação das “fontes de informação” consti- tuídas por pessoas da localidade. Para isso, será produzido um sítio virtual onde será depositado, para acesso livre na Internet, o tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memória social e do saber da Santa Clara. Tais conhecimentos ficarão disponíveis para as próximas gerações, o que pode propiciar o exercício da cidadania e o reconhecimento dos moradores da sua identidade social, de si próprios e de sua realidade. Além disso, pode facilitar a produção de novos conhecimentos por outros atores sociais. Essa proposta de trabalho de pesquisa está em desenvolvimento no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Palavras-chave: Registro de conhecimentos. Inclusão. Ciberespaço. Sítio virtual.

Acesso ao PDF.

A utopia planetária de Pierre Lévy

RESUMO

Relaciona as utopias visionárias de Pierre Levy e Mattelart às utopias documentalistas européias do século XIX, como as de Paul Otlet e La Fontaine, para afirmar a universalidade do conhecimento como uma questão ética. Nesta amarração teórica apresenta um gráfico sobre os constructos teóricos e metodológicos do campo científico da Ciência da Informação, em que autores e conceitos desenham um mapa tendo como atrator conceitual o constructo Inteligencia coletiva.

Palavras-chave: Ética da informação. Utopias planetárias. Inclusão digital

Acesso ao PDF.

Reflexões sobre uma ética da informação na sociedade em rede

RESUMO

Aborda a questão da ética na sociedade em rede na perspectiva da inclusão digital de populações econômica e socialmente vulneráveis. Argumenta que as tecnologias digitais da informação se transformaram em parceiras cognitivas dos humanos, colocando-se como referência para a formação pessoal e profissional da população. Nesse contexto, as políticas de inclusão social deveriam, necessariamente, contemplar ações para democratização da informação de acesso livre disponível na internet. Ressalta, também, a responsabilidade social dos profissionais da informação na sociedade em rede, qual seja a de facilitar a transmissão do conhecimento para aqueles que dele necessitam, na sociedade.

Palavras-chave: Ética da informação. Sociedade em rede. Inclusão social. Responsabilidade social. Ciência da Informação.

Acesso ao PDF.

Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia PBCIB: um mapeamento temático da produção científica à luz da análise de conteúdo.

RESUMO

Refere-se ao mapeamento temático da produção científica registrada no periódico eletrônico de referência Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia – PBCIB, a partir das informações contidas nos resumos publicados entre 2006-2008. O artigo originou-se de Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba, com o título de Mapeamento da Produção Científica do Periódico Eletrônico PBCIB: um estudo da recuperação da informação nos resumos publicados entre 2006-2008. Para realização da pesquisa foi feita a identificação temática dos 194 resumos indexados a partir dos eixos temáticos da revista. Finalizada essa etapa os resumos foram dispostos em um corpus de análise e categorizados de acordo com suas respectivas temáticas. A pesquisa define-se em por seu carácter exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizando como técnica a análise de conteúdo de Bardin para mapear os resumos e

categorizá-los, assinalando assim as características e abrangência da revista. De acordo com os dados da pesquisa, a PBCIB cumpre sua função de periódico de referência direcionando seus usuários a conteúdos nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia, oferecendo um serviço relevante para as Áreas cujos campos de pesquisa que vêm apresentando crescente produção cientìfica no Brasil. Apresenta sugestões que podem contribuir para a otimização dos serviços prestados, sugerindo uma análise completa do periódico com o objetivo de proporcionar maior consistência, precisão e visibilidade da revista na comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Produção científica. Comunicação científica. Periódicos eletrônicos. Análise de conteúdo. Ciência da Informação. Biblioteconomia.

Acesso ao PDF.

Janelas da cultura local: abrindo oportunidades para inclusão digital

RESUMO

Apresenta o quadro teórico e metodológico da pesquisa Janelas da Cultura Local, em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Informação e inclusão social, certificado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Quissamã, RJ. O objetivo é promover, de forma participativa, ações de informação no sentido da inclusão digital. As premissas do projeto ― a informação como força de transformação, a responsabilidade social da Ciência da Informação e a sua relação intrínseca com a tecnologia da informação ― se manifestam na proposta de desenvolvimento de competências para produção e comunicação digital da informação, contribuindo para dotar os participantes de elementos de mediação entre a cultura local e a cultura global. O campo empírico é a Escola Maria Ilka, no bairro de Santa Catarina, onde os professores estão produzindo do sítio virtual da cultura local, em consonância com o projeto político- pedagógico e a programação da Escola.

Palavras-chave: Inclusão digital. Identidade cultural. Gestão da informação. Responsabilidade social. Ciência da informação

Acesso ao PDF.

Repositório de

  • Isa Maria Freire